quinta-feira, 25 de julho de 2013

MINISTÉRIO DA PESCA


Norma vai melhorar o caranguejo

Medida proíbe transporte do caranguejo em cordas. Isso deve reduzir a perda de patas e a mortandade antes que o animal chegue ao destino.

Uma instrução normativa do Ministério da Pesca e Aquicultura, publicada no começo do mês, vai melhorar a qualidade do caranguejo que chega à mesa dos cearenses. Ela estabelece que o produto seja transportado em caixas plásticas vazadas, desamarrados e em contato com esponjas embebidas em água de mangue. A medida é válida para o caranguejo-uçá, do qual Fortaleza é o maior centro consumidor, e entra em vigor em janeiro.
A técnica foi desenvolvida pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e tem o objetivo de manter o caranguejo isolado. Segundo especialistas, isso reduz o estresse do animal, que passa a produzir menos toxinas. A mortandade no transporte, que hoje é de 50%, deve ser reduzida a entre 0% e 5%.
Embora o transporte saia mais caro com a aplicação da norma, os custos devem ser compensados com a redução do desperdício da carga, evitando aumento no preço. “Em uma carrada com 30 mil animais, por exemplo, a gente perde até 15 mil. É muito animal no lixo. Desse jeito novo eu acho que não vai ter tanto desperdício, então o preço não deve aumentar”, diz Francisco Quirino, mais conhecido como Chico do Caranguejo, que comercializa e transporta o produto.
SERVIÇO 

Denuncie irregularidades ao Ibama
Telefone: 0800.618080
CAMOCIM INFORMADOS

Nenhum comentário:

Postar um comentário