terça-feira, 29 de outubro de 2013

Está de Parabéns essa ''NÃO'' Administração.

MEUS COMPANHEIROS (AS), ALGUM DE VOCÊS PODE ME DIZER O QUE A PREFEITA ESTÁ FAZENDO DE PROVEITOSO NESTA CIDADE?


Respondam se for capaz!

1.   Gostaria de saber por que o abono para os professores ainda não saiu?
O engraçado é que não vejo nenhum professor reclamando em rádios, Jornais, blogs entre outros. O mais intrigante é que os comerciantes de Camocim não falam nada sobre o assunto, lembro que tempos atrás, se este caso acontecesse, os caras já estavam ‘‘loucos da vida’’ falando aos mil cantos da cidade, mas hoje nada se faz e nada se comenta, por que será?

2.   Cadê os fardamentos dos alunos?
Pois tenho dois filhos que estudam, e até o certo momento não receberam, “até foi tirado às medidas’’, mais parece que foi só PROMESSA , NADA MAIS.

3.   Como esta a situação do matadouro?
Acho que se colocar o matadouro pra funcionar, não vai agradar muitos empresários aqui em Camocim, então a população que se ‘lasque’.

4. Saúde de Camocim, nota 0 (zero)

5. Atendimento nos postos de Saúde, nota 0 (zero) 

6. Urbanização, nota 0 (zero) 
e seguem o bonde....


NESTA SEMANA EU OUVI VÁRIOS COMENTÁRIOS SOBRE:

·        Por que alguns vereadores mudaram de ‘lado’ 
Um dos motivos, que fez alguns vereadores mudarem sua posição política é que, antes eles não tinham como trabalhar. É o que alega alguns deles.
Mas na realidade Companheiros (as) os reais motivos são de arrepiar, não vou dizer aqui, por que ainda estou adquirindo provas para postar.

·        Sobre a questão do matadouro público, dizem que o gado quando sai para jantar fora, e são presos pela correição, os donos são multados e corre o risco de perde seu gado com reincidência. Mas isso é uma mentira, pois temos união de interesses maiores que um simples gado espalhado e comendo porcarias nas ruas. ‘São  interesses de apoios políticos’.

  •      Parece que vão fazer a praça da Cohab, estou sabendo que vai ser a praça da Copa, esse projeto é do Governo Federal para vários Municípios do Brasil, a qual Camocim esta apto a receber.  



TEMOS TAMBÉM RESULTADOS POSITIVOS:

·        Como as melhorias de estradas no  interior de Camocim
(melhorias essas que são de grande valia para a comunidade local)

·        Temos hoje uma limpeza Urbana de melhores resultados
(com mais caminhões de coletas, segurança para os servidores que fazem esse serviço, como os equipamentos de matérias de proteção individual entre outros) 

Obs. Ressalvamos que estamos aguardando informações, pois me parece que essa Historia dos garis e coleta pode mudar.

·        Escolas reformadas

·        Novos fardamentos para os agentes de trânsito


Tudo isso é significativo para um desenvolvimento do nosso município.


Escrito por: Mário Luís

CAMOCIM INFORMADOS

NADA DE GOVERNO:

 MAURO FILHO JÁ DUELA COM SÉRGIO AGUIAR VOTOS EM IPU

(Do Blog do KT)
Nas redes sociais e nos Blogs já começaram as especulações de quantos votos terá Mauro Filho nas urnas ipuenses. Blogueiros patrocinados pelo Grupo Político Liberdade liderado pelo prefeito Sergio Rufino já cantam a pedra que a administração municipal, observando realizações e logicamente uma possível e satisfatória popularidade do gestor, serviria de base para uma histórica e acachapante votação em torno de 8.500 votos. Para estes, Sergio Aguiar chegaria a algo em torno de 6.500 votos ficando assim em segundo lugar. Dentro dessa análise só restariam uns 6.000 votos para Gomes Farias, Vanderley/Bruno Pedrosa, Marcos Cals e um candidato do Zé Maurício (que na eleição passada deu mais de 700 votos para Roberto Cláudio) que ainda vai definir. Não esquecendo das dezenas de paraquedistas que irão aparecer. 
Nunca antes na história do Ipu se conseguiu tamanho triunfo eleitoral. Nenhum candidato a Deputado Estadual apoiado pelo Paço Municipal conseguiu chegar a 7.000 votos. Zezé Carlos em 2002, por exemplo, com o apoio do seu poder financeiro, de duas rádios, de 80% da Câmara, da máquina municipal, estadual e até federal e observando a oposição fragilizada depois da histórica e humilhante derrota de Simão Martins em 2000 (que disputou com Zezé), não conseguiu ultrapassar os 5.679 votos Os correligionários do prefeito só esquecem que já existem dissidências internas inevitáveis em seu grupo político, em terreno delicado de pressões e chantagens comuns para cima de quem está com a chave do cofre. Eleições legislativas são uma realidade diferente e complicada, e não são poucos os artistas da política com as suas vaidades que adoram sair em carreira solo pra mostrar sua capacidade de fazer sucesso.
E aí, dá pra concordar???? A realidade é que tanto Mauro Filho quanto Sergio Aguiar terão sérias dificuldades, mas não restam dúvidas que a obrigação da vitória (e consequentemente a pressão maior) fica com quem tem o apoio do grupo de situação.

CAMOCIM INFORMADOS

segunda-feira, 28 de outubro de 2013

 Novembro será marcado por pressão popular pela reforma 


Integrantes da Coalizão pelas Eleições Limpas decidiram iniciar o mês com mobilização e intensificar campanha para coleta de assinaturas ao projeto de iniciativa popular

A manifestação de uma centena de entidades da sociedade
civil não tem sido suficiente para o Congresso
Gustavo Lima/Câmara
Brasília – O dia 12 de novembro será marcado por uma grande manifestação nacional pela reforma política e para coleta de novas assinaturas ao projeto de iniciativa popular sobre o tema, que está sendo coordenado pela chamada Coalizão Democrática pelas Eleições Limpas. O movimento, que conta com o apoio de mais de 160 parlamentares e é formado por 91 entidades, deu início a partir de hoje (25) à formalização de apoio de outras instituições, que até a data da manifestação já estarão engajadas na campanha. Além disso, definiu, durante reunião realizada ontem, na sede da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), a estratégia para intensificação de atos e seminários em todos os estados brasileiros a partir de novembro.

Por trás da ampliação da iniciativa está o fato de os trabalhos do grupo técnico da reforma política – instituído pela Câmara para tratar do assunto – encontrar-se em fase de conclusão dos trabalhos sem apresentar propostas concretas de mudança na legislação política e eleitoral do país. Há também as preocupações com o atraso na tramitação do projeto de decreto legislativo (PDL) que pede a realização de um plebiscito para que a população decida quais itens quer ver discutidos num projeto de reforma política.

Atualmente, o PDL está parado na Comissão de Finanças e Tramitação da Casa e foi objeto de um requerimento de urgência na sua apreciação por parte do autor, o líder do PT na Câmara, José Guimarães (CE). “Sem participação popular, a reforma não será votada no Congresso”, afirmou o deputado Henrique Fontana (PT-RS), que apoia a mobilização, em uma crítica à demora, que considera intencional.

“Estamos aguardando uma discussão sobre esse tema desde 2002 e tudo o que foi tratado na Câmara e no Senado até agora terminou sem qualquer utilidade”, acrescentou a deputada Luiza Erundina (PSB-SP), que preside a Frente Parlamentar pela Reforma Política há mais de dez anos e tem cobrado, no Congresso, maior apoio e comprometimento para com o trabalho da Coalizão pelas Eleições Limpas. Erundina foi uma das parlamentares presentes à reunião da OAB.

“A ideia inicial que já estava definida e foi melhor organizada neste encontro é que temos de dar continuidade ao trabalho. Quando construímos esse projeto, a intenção era reunir várias entidades da sociedade civil que também tinham campanhas pedindo pela reforma política para consolidar um único texto, eliminando o que exige ser aprovado na forma de PEC (proposta de emenda constitucional), de forma que a reforma possa sair por uma lei complementar. Agora, a intenção é consolidar ainda mais tudo o que estas entidades desejam e buscar o maior número de assinaturas”, destacou uma das integrantes do movimento, a servidora pública federal Jovita José Rosa, auditora do  Ministério da Saúde e membro do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE).

Insatisfação


Para Jovita Rosa, as declarações de Erundina e de Fontana refletem toda a insatisfação que as entidades da sociedade civil sentem com a demora pelo projeto. “Estamos nos mobilizando para fazer o papel do parlamento porque não esperamos mais grandes novidades por parte do Congresso em relação à questão. Os deputados e senadores trabalham para a perpetuação deles no poder e para que as coisas continuem da forma como estão. Nossa esperança é no sentido de aumentar o número de entidades e conseguir as assinaturas”, ressaltou.

No mesmo sentido, o presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Marcus Vinícius Furtado Coêlho, enfatizou a importância de envolver a sociedade na defesa do projeto, motivo pelo qual a Ordem está disposta a contribuir com sua estrutura nos estados. “A OAB tem como pauta prioritária a reforma e busca esse debate coletivo”, frisou. Por parte da Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), a intenção é colaborar com a iniciativa e fazer com que as camadas da sociedade tenham representatividade política. “A democracia precisa ser participativa e é preciso regulamentar mecanismos de participação popular, como o plebiscito ou o referendo”, disse o presidente da confederação, dom Raimundo Damasceno, que enviou dois representantes ao encontro.

Já o coordenador da coalizão, juiz Marlon Reis, deixou claro que “enquanto a Lei da Ficha Limpa afetava uma parte dos parlamentares, esse projeto pelas eleições limpas afeta a vida de todos os deputados e senadores indistintamente”. "Por conta disso, é importante a pressão popular neste momento."

Mais entidades


Atualmente, a coalizão conta com 91 entidades organizadas. Até novembro, várias outras deverão ter formalizado seu apoio ao grupo, como a Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) e a Via Campesina. Participaram da reunião de ontem o presidente da Comissão Especial de Mobilização para a Reforma Política da OAB, Cézar Britto; o secretário executivo da CNBB, padre José Ernanne Pinheiro; o assessor político da CNBB, dom Joaquim Guimarães, e o membro da Comissão Brasileira da Justiça e Paz da OAB, Marcelo Lavenére.

Além deles, também estiveram presentes o diretor-executivo da CUT Antonio Lisboa; a presidenta da União Nacional dos Estudantes (UNE), Virgínia Barros; a secretária-geral do Conselho Nacional das Igrejas Cristãs do Brasil, pastora Romi Márcia Bencke; o diretor-presidente do Instituto Atuação, Pedro Bernardo; e o diretor do Instituto  Atuação, Ramon Bentivenha, entre diversos outros representantes de entidades da Coalizão.

A mobilização – a mesma que trabalhou pela aprovação da Lei da Ficha Limpa – já conta com 300 mil assinaturas de apoio popular ao projeto. Para o encaminhamento da matéria ao Congresso e sua consequente formalização são necessários 1,5 milhão de assinaturas.

A proposta para reforma política defendida pelas entidades prevê o fim do financiamento empresarial das campanhas eleitorais, com sugestão de que passe a ser permitida a contribuição individual no valor máximo de R$ 700 por eleitor e sem ultrapassar o limite de 40% dos recursos públicos recebidos pelos partidos nas eleições.

A coleta de assinaturas está sendo feita em papel ou pela internet, com homologação automática do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Para assinar e conhecer a proposta, basta acessar o endereço eletrônicowww.eleicoeslimpas.org.br.

CAMOCIM INFORMADOS

POLICIAIS FORAM VAIADOS NA BEIRA MAR DE CAMOCIM, DIZ RELATO DE INTERNAUTA

Segundo Wagner Monteiro, os policiais foram acionados para atender uma ocorrência de pertubação do sossego alheio na Beira Mar de Camocim, no último final de Semana. 

“O cidadão não baixou o som, os PMs além de humilhados, ainda foram vaiados, o e Cidadão que acionou a polícia por causa do barulho, teve que tapar os ouvidos”, disse Wagner.

Segue na íntegra o relato.

“BAIXA TEU SOM AI MENINO. BAIXAR O QUE? AQUI QUEM MANDA É O DEPUTADO!”


Muito raramente eu vou na beira-mar! Mas, no último fim de semana em uma da minhas raras aparições naquele local, presenciei alguns PMs que atendiam a uma ocorrência de perturbação ao sossego alheio, serem humilhada por um Cidadão que teimava em não baixar o som. Desfecho da história: O cidadão não baixou o som, os PMs além de humilhados, ainda foram vaiados, o e Cidadão que acionou a polícia por causa do barulho, teve que tapar os ouvidos. Foi-se o tempo que Camocim era do povo e você podia reclamar o seu sossego! Mais agora é Ela e quem manda é o Deputado! Agora vou deixar aqui uma dica para as PMs; Quando forem atender uma ocorrência de perturbação o sossego alheio, antes perguntem se o Cidadão dono do som é 40 ou é 11, se for 40, não vão não, se não vão ser humilhados, fica a dica.”

Carlos Jardel


CAMOCIM INFORMADOS

PREFEITURA DE CAMOCIM TAMBÉM PAGA POR MATÉRIAS NO BLOG DO ANTÔNIO VIANA, LÁ DE FORTALEZA.

"isso é matéria paga, não tem credibilidade ", diziam os 'cara de pau' nos últimos 8 anos


O blog do Antônio Viana é o AVOL. Ele é o Jornalista que presidiu a contagem dos votos da 26ª edição do Prêmio Melhores Prefeitos do Ceará, que aponta Camocim como  uma das 4 melhores administrações deste ano 2013.


De acordo com informações obtidas no site do TCM, neste ano, até agora, entre os meses maio e agosto, foram efetuados 04 pagamentos à empresa Antônio Viana de Carvalho Publicidade, sob a justificativa de "fazer face as despesas com serviços de publicação online de matérias junto ao Município de Camocim-CE, no sitio www.antonioviana.com.br, conforme contrato de Nº 2013.03.01.03. Confira aqui o valor dos pagamentos AQUI

Alfinetadas

O interessante é que o AVOL tem sede na capital cearense e é pouco lido, ou quase nem lido em Camocim, até então, um desconhecido por mais da metade dos internautas camocinenses.

Os camocinenses que residem em Fortaleza e em outras regiões do Brasil, quando querem saber de informações sobre Camocim, procuram os blogs da cidade, tanto o RC como os demais.

Os cara de pau, pelo menos os puxa-sacos mal pagos de ponta de esquinas, costumavam condenar matérias pagas, diziam: "isso é matéria paga, não tem credibilidade alguma". Será que eles se garantem manter o discurso?

As MAP normalmente costumam reproduzir matérias pagas,  já as da AVOL ?

Carlos Jardel


CAMOCIM INFORMADOS

Um dia muito importante para Nação


Parabeniso a todos funcionários públicos, em especial, aos que convivo de perto, filiados e Diretores do Sindsprev Brasil, que acompanho de perto seu trabalho por um mundo melhor.

E tb aos meus amigos q pelo qual me orgulho do seu comprometimento com seu trabalho.



Parabenizo a todos funcionários públicos, em especial, aos de Camocim, que acompanho de perto seu trabalho por um mundo melhor.
E também aos meus amigos que pelo qual me orgulho do seu comprometimento com seu trabalho.

  • Rui Amauri 
  • José Aírton de Oliveira
  • Aírton Sotero
  • Ronaldo Rocha
  • Ivan 
  • Junior (S.filho) 

Minha presidenta Dilma, Vamos valorizar mais esses nossos servidores... segue a dica. 

CAMOCIM INFORMADOS

Funcionário temporário"

"Veja as garantias do funcionário temporário"


Registro em carteira e FGTS são obrigatórios
     
Quem pretende aproveitar o final do ano para ganhar um dinheiro extra com um trabalho temporário deve saber que a lei garante aos funcionários desse regime de contratação os mesmos direitos e benefícios do funcionário contratado pela CLT (Consolidação das Leis do Trabalho).
      
As principais garantias são o registro em carteira, depósito do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço), contribuição social e salário equivalente aos demais trabalhadores da categoria.
     
Décimo terceiro salário e férias proporcionais ao tempo trabalhado também deverão ser pagos.
     
SEM MULTA DO FGTS
A diferença do regime temporário é que, como ele tem data para acabar, o empregado não receberá a multa de 40% sobre o FGTS no término do contrato.
       
Essa diferença dá mais flexibilidade para os empregadores que em determinadas épocas do ano --como Natal, Páscoa e Dia da Criança-- precisam reforçar seu quadro de pessoal.
       
Por não ter que desembolsar o valor da multa, a contratação fica mais barata, diz o advogado trabalhista Luciano Viveiros. Outra vantagem, para o patrão, é que não há necessidade do aviso prévio.
       
Porém, no caso da quebra de contrato sem justa causa, o temporário terá direito de receber, pela regra geral, o valor correspondente ao contrato integral. Ou seja, se foi admitido por três meses, mas for demitido no primeiro, deverá receber os três meses.
    
No entanto, conforme diz o advogado Alan Balaban, especialista em direito do trabalho, é preciso ler com atenção o contrato antes de assinar, pois é possível que o empregador adicione cláusulas que modifiquem essa regra.
  
Já em situação de demissão com justa causa, só receberá o valor correspondente aos dias em que trabalhou.
   
De acordo com a lei, um contrato temporário tem duração máxima de 90 dias, que só poderá ser renovado pelo empregador, pelo mesmo período, mediante autorização do Ministério do Trabalho.
     
Se, ao final dos três meses, o empregador optar pela contratação do funcionário, será preciso, primeiro, rescindir o contrato de temporário para, em seguida, firmar um novo, pela CLT.
Publicado em 26/10/2013 na Folha de S. Paulo.



CAMOCIM INFORMADOS

domingo, 27 de outubro de 2013


Vejam mais duas notícias que comprovam como o Brasil mudou nos últimos anos e como mudará nos próximos.
A primeira: os investimentos brasileiros no exterior atingiram US$ 266 bilhões no ano fim do ano passado, um crescimento de 31,4%, ou de US$ 63,6 bilhões sobre 2011. Isso demonstra o processo de expansão do capital brasileiro no exterior, com mais participações em empresas.
Deixamos de ser um país que exporta somente matérias-primas e alimentos para sermos exportadores de capitais, tecnologias e serviços.  É uma mudança de qualidade de nossa economia que agrega valor e tecnologia.
Medida antiespionagem
A segunda notícia: Brasil e Alemanha querem que a ONU vote ainda este ano uma resolução que promova o direito à privacidade na internet. Seria a primeira grande medida internacional contra a espionagem promovida pelos Estados Unidos em dezenas de governantes, inclusive a presidenta Dilma Rousseff e a chanceler Angela Merkel.
A decisão da Alemanha de se aliar ao Brasil nos fóruns internacionais para mudar as leis e colocar um freio na ação sem lei dos Estados Unidos é revelador do novo momento que vivemos.
O Itamaraty confirmou que está elaborando a resolução com a Alemanha. Representantes dos dois países na ONU se reuniram ontem para fechar a proposta, feita por Dilma em seu discurso na abertura da Assembleia Geral da ONU, em setembro.
Dilma teve papel decisivo e se manteve firme nessa iniciativa, apesar da descrença e mesmo desprezo da oposição aqui no Brasil, com seu complexo de vira-latas tradicional dos tucanos.
Papel de liderança
Vivemos novos tempos no mundo, onde agir com soberania e buscar aliados e alianças é determinante. Devemos acreditar no papel de liderança do Brasil, inaugurado por Lula, e assumir nossas responsabilidades, inclusive lutando pelo assento permanente no Conselho de Segurança da ONU e por uma nova ordem econômica e política mundial.
Precisamos buscar uma nova governança para um mundo de paz e desenvolvimento social. E só podemos exercer esse papel porque aqui no Brasil praticamos essa política iniciada por Lula.



CAMOCIM INFORMADOS

Lula receberá medalha Suprema Distinção


O ex-presidente Lula vai receber na terça-feira a medalha Suprema Distinção da Câmara. A cerimônia vai ser realizada às três da tarde no Plenário Ulysses Guimarães. Criada em 2002 para homenagear presidentes da República, chefes de estados, governos estrangeiros e brasileiros ou estrangeiros que tenham prestado relevantes serviços ao Brasil, a medalha foi concedida a 15 personalidades.

A medalha é concedida pela Mesa da Câmara dos Deputados, por proposta de um ou mais de seus membros, devidamente justificada ou pelo presidente da Câmara dos Deputados, por iniciativa própria. O segundo-secretário, deputado Simão Sessim, do PP do Rio de Janeiro, foi um dos autores da proposta para que o ex-presidente seja homenageado.

"Nos inspiramos para que essa medalha fosse conferida também ao ex-presidente Lula pelos relevantes serviços prestados à nação na sua atuação pública. Por isso, encaminhamos expediente para o presidente Henrique Alves e ele, de imediato, aprovou."

Até hoje foram agraciados com a medalha Suprema Distinção da Câmara o escritor Carlos Drummond de Andrade, a atriz Fernanda Montenegro, a coordenadora da Pastoral da Criança, Zilda Arns, o artista plástico Siron Franco, o cacique Raoni e o empresário Antônio Ermírio de Moraes, entre outros.


CAMOCIM INFORMADOS

Ibope

Ibope mostrou força de Dilma e oposição em frangalhos


A pesquisa Ibope/Estadão divulgada na última quinta-feira (23), como toda sondagem eleitoral, retrata um momento do quadro político que, por óbvio, pode sofrer alterações. Mas a contundência dos dados revelados lança luz sobre alguns fenômenos que precisam ser considerados pelos campos em disputa. 

O dado mais saliente é que a presidenta Dilma Rousseff, naturalmente candidata à reeleição, venceria no primeiro turno se as eleições fossem hoje contra todos os potenciais adversários, o mesmo ocorrendo com as projeções de segundo turno. Os pré-candidatos oposicionistas Aécio Neves e José Serra, pelo PSDB, e Marina Silva e Eduardo Campos, pelo PSB, seriam fragorosamente derrotados.



CAMOCIM INFORMADOS
MEC elimina 21 candidatos que postaram 
fotos do Enem na internet


O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) informou que, até as 15h, 21 candidatos foram eliminados por postar imagem do cartão resposta do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em redes sociais. Algumas fotos foram postadas minutos antes do início da prova.

Pelas regras do Enem, não é permitido o uso de eletrônicos no local de prova e nem postar fotos do exame. Os portões abriram às 12h e o exame começou a ser aplicado às 13h, pelo horário de Brasília. Ao chegar na sala de aula, o candidato é orientado a colocar aparelhos eletrônicos, como celular e tablet, em um envelope lacrado, que deverá ficar embaixo da carteira durante toda a prova. O celular deve estar desligado.

Em uma busca rápida pela palavra Enem nas redes sociais, é possível ver uma série de publicações de fotos e diálogos entre pessoas que supostamente estão fazendo prova. O Inep diz que cada caso será analisado. Um usuário aproveita o celular para tirar uma dúvida: “Gente, rapidinho aqui, alguém lembra a fórmula pra calcular a força de polias duplas?? #ENEM”. Outra usuária fez a postagem com o objetivo de ser eliminada: “Gente, tô aqui no Enem e não sei nada me elimina alguém por favor #meelimina #enem #naoseinada”

Ontem (25), o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, reforçou o alerta sobre uso de aparelhos eletrônicos na prova, o que é proibido. “No ano passado, identificamos usuários em questão de minutos”. Em 2012, 65 candidatos foram eliminados por postarem imagens de fotos da prova e mensagens com conteúdo do exame.

A intenção, explica o ministro, é garantir que os candidatos façam a prova em condições iguais, que não haja vazamento de questões ou de respostas.

Além do celular, não é permitido uso de lápis, caneta de material não transparente, lapiseira, borracha, livros, manuais, impressos, anotações e dispositivos eletrônicos.

Neste sábado, mais de 7,1 milhões farão o exame em 1.161 cidades. A prova começou a ser aplicada às 13h, horário de Brasília. Os candidatos terão quatro horas e trinta minutos para fazer o exame. Serão 90 questões de ciências humanas (história, geografia, filosofia e sociologia) e de ciências da natureza (química, física e biologia).

Os gabaritos das provas serão divulgados até o dia 30 de outubro, no endereço www.enem.inep.gov.br. O serviço de atendimento ao cidadão funcionará no final de semana das 8h às 20h, pelo telefone 0800-616161.


Fonte: Agência Brasil


CAMOCIM INFORMADOS

sexta-feira, 25 de outubro de 2013

LOJA INSINUANTE É FECHADA PELO 

DECON

24/10/2013
A loja Insinuante localizada no bairro Jardim América, em Fortaleza, foi fechada nesta quarta-feira, dia 23, pelo Decon – Órgão de Defesa do Consumidor, e multada no valor de R$ 364. 884,00 em virtude de diversas denúncias de clientes sobre a inclusão de garantia estendida e título de capitalização em mercadorias sem autorização do comprador.
O Sindicato dos Comerciários de Fortaleza já havia realizado, anteriormente, diversas denúncias aos órgãos competentes sobre tais irregularidades, exigindo que as empresas sejam responsabilizadas e autuadas por prejudicarem clientes e trabalhadores.
A “garantia estendida” é um crime e explora não só os consumidores, coagidos a pagar valores ainda maiores por “serviços” que, muitas vezes, não são sequer reais, mas também os trabalhadores que são vítimas de assédio moral e perseguição do patronato, pois são obrigados a vender um serviço que não de sua responsabilidade.
A loja Insinuante, bem com diversas outras empresas de eletro, cometem tal irregularidade constantemente, e o Sindicato dos Comerciários de Fortaleza continuará denunciando e exigindo providências das empresas.


CAMOCIM INFORMADOS
SINDICATO DOS TRABALHADORES NA INDÚSTRIA DE CALÇADOS NO ESTADO DO CEARÁ 




Sapateiros de Fortaleza podem entrar em Greve

Na noite da quinta-feira, 17 de outubro, os trabalhadores das indústrias de calçados de
Fortaleza aprovaram o estado de greve da categoria. A decisão foi tomada diante da
intransigência do sindicato patronal para apresentar uma proposta de reajuste salarial
considerada digna pelos trabalhadores.

A última negociação, ocorrida no dia 16 de outubro, os empresários ofereceram para a
categoria apenas o percentual de reajuste igual a inflação, o que representa zero de ganho
real. E ainda, propôs a retirada do gatilho salarial, que garante um adicional no salário a partir
do mês de janeiro, o que impede a desvalorização salarial diante do reajuste do salário minimo
que ocorre todos os anos, neste período.

Sessenta e quatro trabalhadores compareceram a assembleia da categoria, aprovou além do
estado de greve, a apresentação de uma contraproposta de R$ 750,00 de piso salarial  e 10% de ajuste real.

CAMOCIM INFORMADOS

Sapateiro sofre violência policial no RS

SINDICATO DOS TRABALHADORES NA INDÚSTRIA DE CALÇADOS NO ESTADO DO CEARÁ        




Sapateiro Jair Antônio da Costa: violência policial e impunidade no RS

 Por Antonio Laudenir

O sapateiro e dirigente do Sindicato dos Sapateiros de Igrejinha, Jair Antônio da Costa, foi
morto por policiais militares em setembro de 2005, enquanto participava de mobilização de
trabalhadores do setor coureiro-calçadista. Ao todo, nove pessoas foram apontadas pela justiça
como autores da morte de Jair. Até hoje, nenhum envolvido no crime foi preso.

Jair era diretor de esportes e lazer da entidade, e era reconhecido como um companheiro
atuante e defensor da luta de sua categoria. Em junho de 2009, a juíza Paula de Mattos
Paradeda, da Vara Criminal de Sapiranga, decidiu que os envolvidos deviam ir a júri popular,
mas os réus recorreram ao Tribunal de Justiça.

 Dois anos depois, a 1ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul julgou o
recurso do desembargador Newton Brasil Leão e manteve a decisão pelo júri popular. Como a
decisão não foi unânime, isto abriu a possibilidade de um recurso conhecido como “embargos
infringentes”, com isso, em 2012, o julgamento sofreu outro adiamento.

 Entenda o caso:

 1 / 3 Sapateiro Jair Antônio da Costa: violência policial e impunidade no RS
Escrito por Administrator
Seg, 14 de Outubro de 2013 17:07 - Última atualização Ter, 22 de Outubro de 2013 20:22
 No ano de 2005, o polo industrial do Vale dos Sinos no Rio Grande do Sul foi duramente
atingido pela crise da baixa do dólar. Como boa parte da produção era voltada às exportações,
trabalhadores das cidades de Sapiranga, Novo Hamburgo, Dois Irmãos e Parobé sentiram de
forma pesada, a decisão dos empresários pela demissão de trabalhadores.

 Por conta desta crise, organizações sindicais organizaram um ato em meio à BR 230, em
Sapiranga, no dia 30 de setembro. Cerca de três mil pessoas, em sua grande parte compostos
de trabalhadores de “chão de fábrica” compareceram ao protesto que transcorreu
tranquilamente.

 Por volta das seis da tarde, quando a multidão já se dispersava, seis policiais do 32º
Batalhão da Polícia Militar de Sapiranga abordaram Jair, acusando-o de ter roubado a chave
de uma moto da polícia. Desconhecendo o fato, Jair tentou resistir à voz de prisão e foi
cercado, imobilizado e algemado. Para afastar a multidão, os policiais apontaram suas armas.

 De posse dos policiais, Jair era agredido e tinha um cassetete pressionado conta o pescoço
até se debater e cair desfalecido.

 Desacordado, o sindicalista foi levado para o Hospital Beneficiente Sapiranguense, durante
uma hora a equipe médica tentou reanimá-lo, sem sucesso. O laudo médico apontou como
causa da morte: “asfixia mecânica causada por uma contusão hemorrágica da laringe e
traumatismo cervical”. Com apenas 31 anos de idade, o sapateiro foi enterrado no dia seguinte
no Cemitério Católico de Igrejinha, diante de centenas de pessoas.

 Parte das informações sobre o crime contra o sapateiro Jair foram retirados do livro
“Plantados no Chão – Assassinatos Políticos no Brasil Hoje” (Editora Conrad), de autoria da
jornalista Natália Viana. Em sua obra, Natália aborda outras histórias de violência política como
o da missionária norte americana Dorothy Stang e Anderson Amaurílio, vítima da repressão
policial contra o movimento estudantil.

CAMOCIM INFORMADOS

25 de Outubro, dia do Sapateiros

25 de Outubro Dia dos Sapateiros 

Dia 25 de outubro, sábado, foi comemorado o Dia do Sapateiro, uma das profissões mais antigas de que se tem notícia. O Portal do Mundo do Trabalho conversou com José Carlos Guedes, presidente da CNTV/CUT - Confederação Nacional Dos Trabalhadores nas Indústrias Têxtil, Couro, Calçados e Vestuário da Central Única dos Trabalhadores, que falou da data e sobre alguns desafios do setor.
Portal: Por que o 25 de outubro ficou conhecido como o Dia do Sapateiro?
SECOM/CUT
Guedes, presidente da CNTVGuedes: Por volta do ano 280, os irmãos Crispim e Crispiniano, que eram patricíos, ou seja, pertenciam à classe rica daquela época, se converteram ao Cristianismo. Foram perseguidos pelos governantes e tiveram que sair de Roma. Foram para Gália e lá se estabeleceram. Fizeram voto de pobreza, distribuíam suas riquezas e passaram a trabalhar como sapateiros, além de estarem sempre envolvidos com atividades sociais. Um conto diz que certo dia, fugindo do imperador, passaram a noite na casa de uma senhora e no dia seguinte, quando já tinham ido embora, ela percebeu que tinham deixado um sapato cheio de moedas de ouro. Alguns acreditaram que foi um milagre. Eu já acho que eles tinham muito dinheiro e resolveram deixar um pouco lá, já que tinham feito voto de pobreza.
Por conta da perseguição, foram assassinados. Dizem que foram capturados e amarrados numa pedra e jogados no rio, mas que tinham conseguido sobreviver.
Quando descobriram foram presos novamente e em seguida decaptados. Após mil anos, por volta de 1.300, o Cristianismo tomou conta de Roma e um bispo recuperou as vestes dos irmãos e criou uma Igreja em homenagem a eles. Foi então convencionado o Dia 25 de outubro como o Dia do Sapateiro, em homenagem a São Crispim.
No Brasil, em Franca, São Paulo, que é o grande pólo produtivo calçadista, existe uma capela dedicada ao São Crispim e no país, é a unica cidade que os operários conquistaram como sendo feriado. É um dia de luta onde os operários fazem uma reflexão sobre a sua situação mas também é um dia de lazer, de festa que reune milhares de sapateiros e é bastante tradicional. Nos locais onde os sapateiros têm um peso tem uma repercussão maior. Em Jaú, por exemplo, teve uma bela festa no Clube dos sapateiros.
Portal: Hoje no Brasil, os sapateiros/as, como são popularmente chamados no meio sindical os trabalhadores/as na indústria de calçados, somam cerca 400 mil, segundo dados do IBGE. Qual é o atual perfil desta categoria?
Guedes: Maioria de jovens e mulheres. No passado antes da abertura do mercado brasileiro era um setor muito grande e reunia muitos operários jovens e mulheres. Hoje em dia ele continua com as mulheres como maioria. Teve uma redução muito grande no setor, mas ainda tem uma quantidade razoável de jovens. Já não é como antigamente até por conta do setor de tênis, onde muitos foram demitidos. A industrialização de tênis no Brasil foi quase extinta por conta dos importados e atingiu muito o setor, reduzindo um pouco o número de jovens.
Portal: Qual a jornada média de trabalho da categoria?
Guedes: A jornada esta entre 44 e 50 horas, porque é bastante comum a hora extraordinária no setor.
Portal: A redução da jornada de trabalho está sendo debatida entre os trabalhadores?
Guedes: É um debate que a gente tem feito inclusive junto com a questão do banco de horas, e temos algumas vitórias nessa questão. Na maioria dos estados conseguimos excluir o banco de horas, que é uma forma de você fazer hora extra sem remunera. O debate é uma bandeira histórica e temos trabalhado ao longo dos anos. Os trabalhadores concordam com a redução da jornada, acham que está certa essa bandeira, mas no setor ainda faltam condições objetivas para conquistá-las.
Portal: E quanto à qualificação profissional?
Guedes: A qualificação é uma grande questão. Os empresários no Brasil no segmento calçadista sempre foram muito acomodados, sempre tiveram uma grande produção nacional e um mercado externo sempre foi uma maravilha, com exportações crescendo. Hoje nós passamos dos 800 milhões de pares, embora ainda exista uma grande choradeira do setor patronal em relação com a concorrência da China, mas por outro lado eles também não se modernizaram. Da abertura do mercado pra cá, eles vêm perdendo terreno na área dos calçados, especialmente nos mais simples, sem muita criação, enquanto eles podiam estar investindo num produto com um maior valor agregado. Esses empresários poderiam qualificar melhor o operário investindo num calçado de maior qualidade.
No mercado externo, o calçado fino brasileiro vem crescendo, passa de 100% ao ano. É um mercado que está crescendo, mas precisa de investimento em qualidade, em um produto melhor, investir no trabalhador. Uma grande saída é chamar os velhos sapateiros, tentar fazer novamente ou formar uma nova categoria de jovens sapateiros para produzir um produto melhor, porque esses calçados mais simples tem uma concorrência muito forte da China e fica muito difícil competir no mercado externo.
Portal: O processo de mecanização e novas tecnologias têm gerado desemprego no setor há alguns anos. Quais os principais desafios da categoria para o próximo período?
Guedes: Temos aí uma grande luta que se soma a todos os trabalhadores e trabalhadoras que é a questão da terceirização. É um problema sério para os sapateiros e para o ramo com um todo. A terceirização tirou muito emprego, muito operário de dentro da fábrica que tinha seu trabalho formal e agora o leva pra casa ou pequenas oficinas. Em cada lugar tem um nome, no Ceará eles chamam de "biroska", em São Paulo é oficina, no Sul é ateliê, mas o fato é que é uma terceirização, na maioria dos casos, precariza as relações de trabalho e tira muitos operários de dentro da fábrica.
Aqui em São Paulo, por exemplo, o Sindicato informou que há alguns anos desapareceu a função das costureiras no setor de calçados e os desmontadores foram quase extintos de dentro das fábricas. Claro que eles estão por aí. Estão trabalhando nas casas, nas residências e em algumas oficinas. Até o setor de solado, há um tempo atrás, também teve um certo desaparecimento. Não temos mecanismos de controle para isso. As empresas não são obrigadas a dizer para onde estão mandando esses profissionais. A própria indústria corta o material e manda para fazer o desmonte externo. Muitos ganham por pares produzidos, e em muitos casos os salários são reduzidos e sem benefícios, e que dirá registro em carteira!
Portal: Há uma predominância de mulheres trabalhadoras nas indústrias de calçados. Ainda existe diferença entre os salários de mulheres e homens no setor?
Há uns dois anos atrás, eu como presidente dos sapateiros da capital (SP), travamos uma árdua batalha colocar a equiparação salarial na Convenção Coletiva, mas sabemos que isso não basta. Não adianta colocar no acordo que não pode haver discriminação porque a realidade das fábricas infelizmente é outra. O importante, e é o que a CNTV tem feito, é insistir no debate com a base, para que a própria categoria não aceite a diferenciação salarial para a mesma função.
Nosso objetivo é despertar esta consciência, de que só a Convenção não adianta e de que é preciso ação dos próprios trabalhadores para que esta realidade mude. É uma questão de condições de trabalho. A gente tem uma cláusula aqui na convenção de São Paulo que fala da questão da proporcionalidade em relação às funções. Ela busca que as empresas distribuam as chefias proporcionalmente, para garantir que as mulheres ocupem estes espaços. A CNTV e seus sindicatos continuarão a lutar pelo fim da discriminação.
Fonte: www.cut.org.br

Desejos a todos os Sapateiros(as), um feliz dia... e vamos a luta companheiros(as) em especial aos de Camocim-Ce

CAMOCIM INFORMADOS