quinta-feira, 27 de novembro de 2014

AÇUDE ORÓS ATRAI INVESTIMENTOS PARA SEU ENTORNO

Açude Orós atrai investimentos para seu entorno 27.11.2014Orós Esta cidade, localizada na região Centro-Sul do Ceará, tem como principal atrativo turístico o Açude Orós, o segundo maior reservatório do Estado. Além de visitantes, o centro urbano atrai representantes comerciais. De olho nesse segmento, surgiu a Pousada Orós, que oferece aos clientes moderna estrutura de acomodação.
O investimento foi aberto há cinco anos e vem atraindo elevada clientela. “A nossa taxa de ocupação é de 80% nos dias úteis”, comemora o empresário, Paulo Landim. “Temos plano de expansão para o próximo ano”. Atualmente, o estabelecimento oferece 18 apartamentos equipados com ar-condicionado, ventilador, cama Box, frigobar, banheiro individual, banho quente, acesso a Internet sem fio, garagem e café da manhã.
Na Cidade, há mais duas pousadas, uma delas está localizada no próprio Açude Orós, ‘Encanto das Águas’ e o acesso é feito por barco. O empreendimento é mais voltado para visitantes. Com restaurante aberto ao público, atende clientela durante o dia e com maior demanda nos fins de semana, feriados e período de férias escolares.
Potencial
O empresário Paulo Landim explicou que investiu na instalação da pousada acreditando no potencial turístico da cidade e de olho no crescimento comercial do centro urbano, que atrai representantes comerciais diariamente. “Orós é uma cidade que é referência no Nordeste, tem o segundo maior açude do Ceará, construído, em 1960, pelo então presidente Juscelino Kubitschek. É o nosso cartão postal”.
Landim disse que em 2015 vai ampliar a oferta de apartamento de 18 para 40. Reflexo do aumento da demanda por hospedagem. A construção da rodovia estadual conhecida por Estrada Padre Cícero, que liga a região do Cariri a Fortaleza, contribuiu para aumentar o número de veículos e de pessoas na Cidade de Orós. A nova via impulsionou a economia local.
Landim, entretanto, lamenta a falta de políticas públicas voltadas para o incentivo do turismo local. “Temos potencial, mas faltam ações de incentivo a empreendimentos locais, de melhoria da infraestrutura, opções de restaurantes, instalação de trilhas e de outros atrativos”, disse. “O poder público precisa despertar, ter uma visão mais abrangente e buscar parcerias para desenvolver o setor”. Nos fins de semana prolongados, Carnaval e festividades alusivas ao aniversário de fundação da cidade, a Pousada Orós tem taxa de 100% de ocupação. A cada fim de semana, dezenas de ônibus oriundos da região do Cariri cearense (Sul do Estado), Fortaleza e de outros municípios chegam à cidade. “Se houvesse melhor estrutura, muitos visitantes poderiam pernoitar, permanecer por dois dias”, observa Landim.
Quando da abertura do investimento do segmento de hospedagem, Paulo Landim focava o desenvolvimento do turismo e a chegada de visitantes. Na prática, o estabelecimento tem taxa de ocupação por homens e mulheres que viajam a negócios, representações comerciais. “Estou satisfeito. Já temos projeto de ampliação para o próximo ano e mantenho a esperança e a confiança em nosso potencial turístico”, frisou.
image (2)O crescimento da renda do brasileiro nos últimos dez anos favoreceu também a demanda por viagens. Passeios turísticos internos registraram expansão. Saborear as tradicionais peixadas de tucunaré em Orós e no distrito de Lima Campos é uma opção que vem crescendo a cada fim de semana, com restaurantes sempre lotados.
A região Centro-Sul do Ceará dispõe de boa estrutura hoteleira. Há três hotéis modernos, na cidade de Iguatu: Exposição, Havenna e Diocesano, que juntos oferecem 120 apartamentos equipados com ar-condicionado, banheiro privativo com chuveiro quente, frigobar, telefone com linha direta, internet e TV. Há ainda o Hotel Canteiros e quase uma dezena de pousadas, instaladas na área urbana. No total, são mais de 200 leitos disponíveis para hospedagem.
A ocupação diária em média é de 70% nos estabelecimentos, mas no fim de semana cai consideravelmente, chegando a menos de 10%. A maioria dos hóspedes é formada por representantes comerciais. “Não temos atrativos turísticos estruturados na região”, observa o articulador técnico do escritório do Sebrae, Alcides Marques.
Fonte: Diario do nordeste
CAMOCIM INFORMADOS

Nenhum comentário:

Postar um comentário