sexta-feira, 28 de novembro de 2014

AUTORIDADES VENEZUELANAS ASSINAM ORDENS DE DETENÇÃO CONTRA POLÍTICOS DA OPOSIÇÃO

"PAÍS QUE TEM MORAL É OUTRA COISA" 
As autoridades da Venezuela assinaram mandados de detenção contra dois políticos da oposição e mais seis cidadãos, pela participação em um plano contra o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro.

Segundo comunicado divulgado hoje (28) pelo Ministério Público venezuelano, a ordem de detenção inclui o ex-candidato presidencial Henrique Salas Römer e o líder opositor e diplomata Diego Arria Salicetti. O advogado Gustavo Tarre Briceño e os cidadãos Robert Alonso Bustillos, Ricardo Emilio Koesling Nava e Pedro Mario Burelli Briceño também estão incluídos.

A ex-deputada da oposição María Corina Machado Parisca, de 47 anos, foi notificada para se apresentar ao Ministério Público na próxima quarta-feira (3), a fim de responder sobre um processo em que é acusada de envolvimento em conspiração para assassinar o presidente.

Em junho passado, um tribunal venezuelano proibiu a ex-deputada de sair do país, depois de ter prestado, como testemunha e durante oito horas, declarações sobre os ações violentas de 12 de fevereiro. Nessa data, três pessoas foram assassinadas ao fim de uma manifestação em Caracas e foi detido o fundador do partido Vontade Popular, Leopoldo López, também da oposição.

Maria Corina foi afastada do cargo de deputada, em 26 de março, pelo presidente do Parlamento, Diosdado Cabello, depois de ter ido à Organização de Estados Americanos a convite do Panamá para expor várias queixas contra o governo venezuelano.
Em 31 de março, o Supremo Tribunal de Justiça da Venezuela determinou que "ao aceitar uma representação de outro país" sem autorização do Parlamento, a ex-deputada "perdeu de pleno direito o seu lugar parlamentar".

Em 28 de maio, o "alto comando político" da revolução bolivariana acusou vários dirigentes da oposição de, com o apoio de um banqueiro, promover um golpe de Estado e um atentado contra o presidente Nicolás Maduro.

Da Agência Lusa
Por 
CAMOCIM INFORMADOS

A “JET WASH OPERATION” DOS EUA: A CORRUPÇÃO QUE NÃO SE PUBLICA AQUI

JETWASHE ontem, o Globo deu manchete para um comentário que, apesar de genérico, foi apresentado como uma ameaça de punição à Petrobras feita pela procuradora-geral assistente do Departamento de Justiça dos EUA, Leslie Caldwell, durante uma apresentação na semana passada.
Abstraindo-se o fato de que a Petrobras, como qualquer companhia que negocie ações na Bolsa de Nova York, está sujeita aos controles financeiros daquele país, é curioso ficar sabendo que a entrevista da procuradora norte-americana é sobre a corrupção praticada pelas empresas dos EUA em outros países, como ficamos sabendo pela reportagem do correspondente da Carta Capital nos Estados Unidos, Eduardo Graça.
Mais especificamente, sobre os US$ 31 bilhões desviados dos cofres públicos que estão sendo investigados em 237 processos de fraude e malversação praticados em conluio com o “complexo industrial-militar”, desde negócios na Guerra do Iraque, boa parte com empreiteiras contratadas para serviços de engenharia, até maracutaias na manutenção dos helicópteros que transportam Barack Obama.
Evidente que não há justificativa para roubar dinheiro público, seja em reais ou em dólares.
Mas é bom vermos, para que se evite a hipocrisia e o “complexo de vira-latas” que corrupção é própria (e imprópria) de um qualquer sistema de contratos públicos, em toda a parte do mundo.
O que não é possível é que, aqui, fiquem impunes, exceto quando turbinados por razões políticas.
Ou você lembra de algum que tenha dado condenação, afora o chamado “mensalão”?

Autor: Fernando Brito

CAMOCIM INFORMADOS

“MANCHETÔMETRO” SEGUE VIGIANDO A MÍDIA

"Produzido pelo Laboratório de Estudos de Mídia e Esfera Pública (Lemep), da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), o site “Manchetômetro” foi uma das melhores sacadas das eleições presidenciais deste ano. A academia, infelizmente tão distante da sociedade, deu uma importante contribuição para o avanço da democracia. Através de gráficos e análises, o site acompanhou as manchetes dos três principais jornais do país (Folha, Estadão e O Globo) e, ainda, do Jornal Nacional da TV Globo. Sem adjetivos, ele conseguiu comprovar a postura partidarizada da mídia privada, que priorizou as notícias negativas contra a presidente Dilma Rousseff e fez campanha escancarada para os candidatos da direita. Concluído o pleito, o Lemep informa agora que manterá o site!

Nesta nova fase, o “Manchetômetro” seguirá analisando as manchetes dos mesmos veículos, mas mudará as suas variáveis. “Além da análise quantitativa das notícias pró e contra, o foco será na cobertura dos escândalos, no enquadramento que a mídia usa para falar sobre eles e na maneira como aborda os partidos políticos”, revela o site Muda Mais. Segundo o professor João Feres Júnior, coordenador do projeto, o “Manchetômetro” cumpriu seu papel e tornou-se uma necessidade no estudo sobre os meios de comunicação. “Tenho noção de que não dobramos o braço da mídia, tanto é que ela tentou dar um golpe no final. Mas incomodamos, colocamos uma pulga atrás da orelha deles”, afirma. Daí a decisão de manter o site no período pós-eleitoral, que também será tenso.

Além das mudanças nos focos das análises, o site também sofrerá alterações tecnológicas, ampliando a área de ação do projeto. “Estamos com dois projetos pilotos para sites noticiosos (Uol, G1 e R7), utilizando robôs. Então essa contagem não seria feita por humanos, mas pela máquina, que identifica padrões nas notícias contrárias ou favoráveis”, afirma João Feres. Assim, com um nível de 90% de coincidência entre a ação da máquina e a humana, o número de matérias analisadas será ainda maior. O objetivo da iniciativa é aumentar a fiscalização sobre os monopólios midiáticos. “Precisamos do controle de fora, não podemos esperar que eles se regulem. A rede social é pulverizada e eles têm um poder oligopolizado. A gente precisava institucionalizar um pouco essa regulação”.


Altamiro Borges, Blog do Miro 
por: 
CAMOCIM INFORMADOS

CARTA À PRESIDENTA DILMA ROUSSEFF

Nós, participantes do Grupo Emaús abaixo relacionados, queremos parabenizá-la por seu esforço e desempenho durante a árdua campanha eleitoral, bem como pelas conquistas de seu primeiro mandato. Somos um grupo de teólogos/as de várias Igrejas cristãs, sociólogos/as, educadores/as e militantes que nos encontramos regularmente há quatro décadas. Estamos todos comprometidos na construção de um Brasil, social e economicamente mais justo, solidário e sustentável.
A maioria batalhou, desde o início, em favor do PT e de seu projeto de sociedade. Nessas eleições de 2014, muitos de nós expressamos publicamente nosso apoio à sua candidatura. Discutimos e polemizamos, pois, percebíamos o risco de que o projeto popular do PT, representado pela Senhora, não pudesse se reafirmar e consolidar. Para nós cristãos, especialmente nas milhares de comunidades de base, tínhamos e temos a convicção de que a participação política, de cunho democrático, popular e libertador, se apresenta como um instrumento para realizar os bens do Reino de Deus.
Esses valores são a centralidade dos pobres, a conquista da justiça social, a mútua ajuda, a busca incansável da dignidade e dos direitos dos oprimidos, a valorização do trabalhador e da trabalhadora, a justa partilha e o respeito pela Mãe Terra. Por isso, na linha do diálogo que a Senhora propôs à sociedade, queremos apresentar algumas sugestões para que seu governo continue implementando o projeto que tanto beneficia a sociedade brasileira, especialmente os mais vulneráveis.
O BRASIL QUE QUEREMOS
Estas são as grandes opções que, acreditamos, devem estar presentes na construção do Brasil que queremos:
PROMOVER UMA REFORMA DO SISTEMA POLÍTICO. Uma reforma que acabe com o financiamento de campanhas eleitorais e partidos políticos por empresas privadas, e estabeleça o financiamento público. Uma reforma que possibilite a participação dos cidadãos e cidadãs no processo de tomada de decisões:
– sobre a política econômica;
– sobre todo e qualquer projeto que tenha forte impacto social e ambiental;
– sobre a privatização de empresas estatais e de serviços públicos.
Uma reforma que contemple também a democratização do Poder Judiciário, pois ele é, hoje, o menos controlado dos três poderes.
Só assim poderemos dizer que caminhamos para uma democracia política, econômica, social e cultural, num diálogo efetivo entre membros da sociedade política e da sociedade civil, que signifique governo do povo, pelo povo, para o povo.
REFORÇAR UM MODELO ECONÔMICO MAIS SOCIAL E POPULAR. Repensar criteriosamente a privatização de serviços públicos e de nossas riquezas naturais (entre as quais o petróleo). Orientar um modelo econômico centrado nas pessoas, na realização de seus direitos e numa relação harmoniosa com a natureza, no “bem viver” – como condição para enfrentar a grave crise ecológica na qual estamos imersos. Deve ficar claro para todos, assim o desejamos, que o governo Dilma governa todo o País, mas privilegiando os pobres e aqueles que não são capazes se manter por sua própria conta.
REALIZAR UMA AUDITORIA DA DÍVIDA PÚBLICA, externa e interna, conforme exigência de nossa Constituição (Constituição Federal, Ato das Disposições Constitucionais Transitórias, art. 26, 1988).
Precisamos saber a quem deve e quanto deve realmente o Brasil, e de que forma foi feita esta dívida. A única auditoria que o Brasil fez, em 1931, constatou que 60% da dívida eram irregular, legalmente inexistentes. Em 2000, tivemos um Plebiscito Popular sobre a Dívida Externa, do qual participaram 6 milhões de pessoas, e 95% votaram pela realização da auditoria da dívida. O Equador realizou uma auditoria da dívida pública em 2009, e descobriu que 70% da dívida eram irregulares. A partir de então, passou a pagar apenas 30%, o restante foi investido em saúde e educação.
REAVALIAR OS MEGAPROJETOS À LUZ DE CRITÉRIOS ECOLÓGICO-AMBIENTAIS E SOCIAIS para que não ameacem o meio ambiente e o habitat de povos indígenas, quilombolas e populações ribeirinhas. Investir nas energias renováveis, especialmente na energia solar – visto que somos um dos países mais ensolarados do mundo. Estabelecer uma estratégia para o gradual fim da utilização de fontes de energia prejudiciais ao meio ambiente e perigosas à vida, como a energia nuclear e as termelétricas.
PROTEGER O MEIO AMBIENTE: Há anos, cientistas, movimentos sociais, entidades ambientalistas e muitas ONGs vêm advertindo para os sérios problemas climáticos que o Brasil teria se mantiver o tipo de desenvolvimento predatório implementado até agora. O que era uma previsão está ocorrendo diante de nós: a crise mais séria de falta de água de que já ouvimos falar, com riscos evidentes para a população, e a ocorrência de chuvas torrenciais, verdadeiras tempestades, em diferentes lugares do País, que causam destruição e mortes.
A desconsideração para com a Amazônia e o Cerrado, com a continuidade do desmatamento – mesmo que o ritmo do desmatamento tenha diminuído -, é o principal fator para as chuvas desmedidas no Norte e a seca no Sudeste. O Brasil precisa assumir a meta do “desmatamento zero”.
A falta d’água é fruto de vários fatores, entre os quais a desatenção para com as condições de vitalidade dos nossos rios, a realização de megaprojetos, a destruição das matas ciliares, a poluição das águas e a ausência de infraestrutura sanitária e tratamento de esgotos. O Brasil tem uma situação privilegiada no mundo: 13,8% da água doce estão aqui. O maior aquífero, o Alter do Chão, se encontra em nosso País. E, no entanto, vários de nossos rios estão secando, e começa a faltar água em muitos lugares. A segunda maior reserva subterrânea de água doce do mundo, o aquífero Guarani, vem sendo contaminado pela infiltração de agrotóxicos. Vemos como urgente uma política que privilegie uma mudança da nossa matriz energética em direção a energias mais limpas (solar e eólica), com menor impacto ambiental (grandes hidrelétricas) ou agravamento da contaminação ambiental e do aquecimento global (térmicas a carvão, petróleo e gás).
DEFENDER OS DIREITOS DE POVOS INDÍGENAS E QUILOMBOLAS: Os primeiros habitantes desta terra foram os povos indígenas. Quando os portugueses aqui chegaram, calcula-se que havia cerca de cinco milhões, repartidos em mais de 600 povos, com suas diferentes culturas e línguas. A colonização provocou um verdadeiro genocídio: povos inteiros desapareceram, restando, hoje, menos de um milhão e pessoas. Muitos deles não têm mais terra onde morar – eles que eram os donos milenares destas terras – e estão sendo dizimados, como é o caso dos Guarani-Kaiowá. Outros estão perdendo suas terras e, sobretudo, seus rios, para megaprojetos, para o agronegócio, para mineradoras. O mesmo acontece com comunidades quilombolas.
É urgente garantir os direitos constitucionais desses povos, restabelecer suas condições de vida, fazendo florescer toda a riqueza de sermos um País pluriétnico, pluricultural e plurilinguístico, se é que queremos chamar a nossa sociedade de civilização: uma civilização que não faz respeitar os direitos humanos não tem direito a este nome.
REALIZAR A REFORMA AGRÁRIA. Esta é uma reivindicação dos trabalhadores rurais que data da primeira metade do século XX, e que foi um dos motivos para o golpe militar de 1964. A ditadura impediu a reforma agrária, mas os governos posteriores também não a realizaram.
É uma reforma estrutural necessária para acabar com a concentração da propriedade da terra – onde 1% dos proprietários detém quase metade da terra -, para democratizar o seu acesso, fazendo com que a terra se destine a quem nela queira trabalhar e produzir alimentos para a população. E garantir condições favoráveis para as pessoas poderem se manter no campo.
PROMOVER A REFORMA URBANA, para democratizar o direito à cidade. Que as cidades sejam feitas para as pessoas e não para os automóveis; investir no transporte público de qualidade, priorizar o uso dos trilhos (metrô, trens), reduzir o tempo de deslocamento entre casa e trabalho. No que diz respeito à habitação, conter a especulação imobiliária e garantir que todos tenham condições de morar dignamente, com pleno acesso aos serviços públicos.
RESTRINGIR TRANSGÊNICOS E AGROTÓXICOS. Até há alguns anos, havia dúvidas sobre se os transgênicos faziam mal à saúde. Este ano, um manifesto de 815 cientistas de todo o mundo alertou os governos de que os transgênicos representam um perigo e que se deveriam estabelecer uma moratória de cinco anos sem transgênicos, até que pesquisas independentes comprovem que fazem bem ao ser humano. É urgente uma política para reduzir, controlar e acabar com este tipo de plantio que está prejudicando a geração atual, mas prejudicará, ainda mais, as gerações futuras. E pior que isso, permite o controle de nossa agricultura por grandes multinacionais desta área, cujo único interesse são os lucros cada vez maiores, pondo em risco nossa soberania alimentar.
O mesmo se pode dizer sobre o uso de agrotóxicos: nós somos o maior consumidor de agrotóxicos em nível mundial. Nos países desenvolvidos, vários dos agrotóxicos que aqui ainda são usados foram proibidos há mais de 20 anos. Como chamou nossa atenção o cineasta Sílvio Tendler, “o veneno está na mesa”. É absolutamente fundamental estabelecer uma política de estrito controle sobre as substâncias que entram nos nossos alimentos, e reduzir sistematicamente o seu uso.
REFORMA TRIBUTÁRIA. Reformar o nosso sistema tributário para que ele seja progressivo, isto é, para que pague mais quem ganha mais, e pague menos (ou nada) quem ganha menos, o que implica que o imposto sobre a renda tenha mais peso que o imposto sobre o consumo.
Introduzir o imposto sobre as grandes fortunas, de modo a reduzir a enorme desigualdade social que caracteriza nosso País. Aumentar o imposto sobre a propriedade territorial rural, para acabar com o privilégio dos latifundiários. Introduzir a taxação sobre o capital financeiro (bancos e investimentos): “taxa sobre transações financeiras” (a famosa Taxa Tobin). Esta reforma é fundamental para reverter o atual sistema tributário, gerador de desigualdade.
POLÍTICA DE SEGURANÇA PÚBLICA. Precisamos, urgentemente, de uma nova política de segurança pública e de reforma de nosso sistema prisional, para que se torne regenerativo e não apenas punitivo. Estão encarcerados/as, hoje, no Brasil, cerca de 550 mil presos/as. A maior parte destes/as se encontram ali por crimes contra o patrimônio ou por tráfico de drogas, não por crimes letais. No Brasil, ocorrem cerca de 50 mil homicídios dolosos por ano. A maioria das vítimas é jovem, pobre, negra, e do sexo masculino. Este genocídio precisa acabar, e temos meios para isso. Que a segurança pública seja exercida para proteger a vida e os direitos dos cidadãos, e não apenas a propriedade.
DEMOCRATIZAR OS MEIOS DE COMUNICAÇÃO. É necessária uma legislação que torne a liberdade de informação e de expressão uma realidade para todos os brasileiros (e não apenas para a elite que controla a grande mídia), e que abra o espectro da comunicação, quebrando o atual oligopólio – que favorece unicamente a um pequeno grupo de grandes proprietários, em detrimento dos direitos da maioria.
UNIVERSALIZAR OS DIREITOS HUMANOS, políticos, civis, econômicos, sociais, culturais e ambientais, com respeito à diversidade. Garantir um sistema de saúde pública de qualidade, assim como de educação, transporte, saneamento básico. Que se combata, com todo o rigor, a violência policial, o emprego da tortura contra presos comuns e a situação degradante dos presídios superlotados.
VALORIZAR O TRABALHADOR E A TRABALHADORA: Garantir trabalho para todos/as. Trabalho digno e não precarizado. Redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais, sem redução dos salários, como repartição dos abusivos ganhos de produtividade do capital. Reaparelhamento do aparato fiscalizador do Ministério do Trabalho. Combate à terceirização.
O CONTROLE SOCIAL DA GESTÃO PÚBLICA, para garantir um serviço público voltado para os interesses dos cidadãos. É fundamental que estes possam exercer o controle da atividade parlamentar, assim como o controle dos governos (municipais, estaduais, federal). Reapresentar o projeto de Participação Social. Criar Observatórios de Controle Social (OCS) em todos os municípios brasileiros, formados por representantes da sociedade civil.
A ÉTICA NA POLÍTICA E DA POLÍTICA. O comportamento ético é essencial para a vida do cidadão e, especialmente, para aquele/a que pretende se dedicar ao serviço da sociedade, do bem comum, ao serviço público. Nenhuma política baseada na corrupção levará a uma sociedade justa, democrática, solidária e equitativa. Uma outra política é possível, com punições exemplares e reforma de nossas instituições, de modo a coibir a impunidade.
Aproveitamos para afirmar que nos empenharemos em colaborar, através dos meios de que dispomos, para que essas sugestões se tornem possíveis e façam avançar o projeto de sociedade que todos almejamos.
Desejamos sucesso em sua nova gestão, invocamos sobre a Senhora a lucidez e coragem do Espírito Criador e, sobre seu governo, todas as bênçãos divinas de luz, paz e amor solidário.
Seus irmãos e irmãs

Presidenta Dilma estará em fortaleza para a reunião nacional do PT. "Dilma começa, pelo PT, seu ajuste na política "


Este é o segundo ponto de tensão na relação entre ela e o partido. Até agora não houve conversa alguma sobre os demais ministérios. Dilma já convidou Katia Abreu, do PMDB, para Agricultura, sem ouvir o próprio partido dela. Reconheceu a gafe e prometeu mais quatro ministérios ao PMDB, afora a manutenção de Moreira Franco na SAC. Seriam eles Henrique Alves, Eliseu Padilha, Eduardo Braga e Eunício Oliveira. E como Dilma ainda tem que acomodar o PP, o PROS, o PROS e o PC do B, o PT receia perder espaços. O Gabinete Civil e a Secretaria-Geral da Presidência têm titulares petistas mas estas são pastas tidas como da cota pessoal da presidente, por integrarem a estrutura da própria Presidência. As outras são Educação, Saúde, Desenvolvimento Social, Reforma Agrária, Justiça, Direitos Humanos, Relações Institucionais, Comunicações e Igualdade Racial.

Outro ponto importante na relação entre Dilma e o PT é a reforma política, que o partido transformou em bandeira a partir das manifestações de 2013 e do segundo grande escândalo de corrupção, o da Petrobrás, relacionado, como o do mensalão, ao financiamento da política. O PT defende um plebiscito sobre a reforma política, o voto em lista e o fim do financiamento privado de campanhas.

Dilma, na campanha, defendeu a proposta mas depois não voltou ao assunto. No mundo da política todo mundo sabe. Reforma política é assunto que se enfrenta no início do governo, ou então não se fala mais nisso, porque não vai sair. Ele também deve entrar na pauta da reunião de Fortaleza.

Por 
 Brasil 247. 
CAMOCIM INFORMADOS

GRUPO ARMADO EXPLODE AGÊNCIA BANCÁRIA EM BARREIRA, NO INTERIOR DO CE

Cinco homens armados explodiram uma agência bancária do Bradesco no município de Barreira, distante 72km de Fortaleza. De acordo com a Polícia, o grupo invadiu a agência na madrugada desta sexta-feira (29) e detonaram as dinamites para explodir o banco. 

Os homens fugiram em três veículos levando o dinheiro roubado. Policiais do Comando Tático Rural (Cotar) e do Grupo de Ações Táticas Especiais (Gate) foram acionados e realizaram buscas na região para localizar a quadrilha e resgatar o dinheiro. 

Até esta manhã ninguém havia sido preso. Aquantia levada na ação não foi divulgada. 

Segundo dados da Delegacia de Roubos e Furtos (DRF), este foi o 49º ataque a estabelecimentos financeiros no Estado, sendo o 24º com uso de explosivos. Apesar do número,o índice é menor que o do ano passado, onde foram contabilizados, de janeiro a novembro, 82 ações contra bancos, com 33 usando explosivos.


Fonte: Diário do Nordeste

CAMOCIM INFORMADOS

ROMÁRIO APRESENTA PROJETO DE LEI CONTRA "CARTEIRADA"

O deputado federal Romário Faria (PSB-RJ) apresentou nesta semana um projeto de lei que torna crime a prática da “carteirada” – prevendo de um a três anos de prisão para agentes públicos que se aproveitarem do cargo para deixar de cumprir uma obrigação ou para obterem vantagens indevidas. O projeto 8152/2014 também prevê a suspensão da função pública quando comprovado o abuso, segundo informa Mel Bleil Gallo, no blog Poder Online.
De acordo com o deputado – que foi eleito senador nestas eleições – a iniciativa busca evitar casos como o da agente de trânsito do Rio de Janeiro Luciana Silva, condenada a pagar danos morais por dizer para um magistrado que “juiz não é Deus”. Na ocasião, o juiz João Carlos de Souza Correa dirigia uma Land Rover sem placa nem documentação e deu voz de prisão à agente por desacato.
Em 2012, porém, Romário foi alvo de críticas por vizinhos de condomínio no Rio de Janeiro por ter supostamente usado a condição de parlamentar para levar adiante uma festa de ano novo fora do horário combinado entre os moradores.

CAMOCIM INFORMADOS

quinta-feira, 27 de novembro de 2014

PARTIDOS GOVERNADORES E PARLAMENTARES DO PT NO NORDESTE PARTICIPAM DE JANTAR EM FORTALEZA

Governadores e parlamentares do PT no Nordeste participam de jantar em FortalezaO governador eleito do Ceará, Camilo Santana, participa de jantar com os governadores e parlamentares petistas do Nordeste. O encontro acontece às 20 horas desta quinta-feira (27/11), no Hotel Gran Marquise.
Camilo é o primeiro governador eleito pelo PT para administrar o estado do Ceará.
Serviço: Jantar com governadores e parlamentares petistas do Nordeste
Hora: 20h
Horário: 20 horas
Local: Hotel Gran Marquise - Avenida Beira Mar, 3980 – Mucuripe
CAMOCIM INFORMADOS

EM SALVADOR AGÊNCIA DO BANDO DO BRASIL É INTERDITADA POR DESCUMPRIR ‘LEI DOS 15 MINUTOS’

Agência é interditada na Av. Sete por descumprir 'Lei dos 15 minutos'
Uma agência do Banco do Brasil localizada na avenida Sete foi interditada na manhã desta quinta-feira (27), em Salvador. De acordo com a  Coordenadoria de Defesa do Consumidor (Codecon), o banco descumpriu a “Lei dos 15 minutos” para atendimentos.
Desde 2005, a agência, instalada próximo ao Mosteiro do São Bento, acumula sete autos de infração. A lei prevê que a partir da quinta reincidência, o banco deve ser interditado para regularizar a situação junto à Secretaria da Fazenda (Sefaz).
A interdição da agência faz parte da operação “Cronômetro”, realizada em regime de flagrante, e que conta com o acompanhada da Guarda Municipal e da Superintendência de Controle e Ordenamento do Uso do Solo do Município (Sucom).
Fonte: G1
CAMOCIM INFORMADOS

AÇUDE ORÓS ATRAI INVESTIMENTOS PARA SEU ENTORNO

Açude Orós atrai investimentos para seu entorno 27.11.2014Orós Esta cidade, localizada na região Centro-Sul do Ceará, tem como principal atrativo turístico o Açude Orós, o segundo maior reservatório do Estado. Além de visitantes, o centro urbano atrai representantes comerciais. De olho nesse segmento, surgiu a Pousada Orós, que oferece aos clientes moderna estrutura de acomodação.
O investimento foi aberto há cinco anos e vem atraindo elevada clientela. “A nossa taxa de ocupação é de 80% nos dias úteis”, comemora o empresário, Paulo Landim. “Temos plano de expansão para o próximo ano”. Atualmente, o estabelecimento oferece 18 apartamentos equipados com ar-condicionado, ventilador, cama Box, frigobar, banheiro individual, banho quente, acesso a Internet sem fio, garagem e café da manhã.
Na Cidade, há mais duas pousadas, uma delas está localizada no próprio Açude Orós, ‘Encanto das Águas’ e o acesso é feito por barco. O empreendimento é mais voltado para visitantes. Com restaurante aberto ao público, atende clientela durante o dia e com maior demanda nos fins de semana, feriados e período de férias escolares.
Potencial
O empresário Paulo Landim explicou que investiu na instalação da pousada acreditando no potencial turístico da cidade e de olho no crescimento comercial do centro urbano, que atrai representantes comerciais diariamente. “Orós é uma cidade que é referência no Nordeste, tem o segundo maior açude do Ceará, construído, em 1960, pelo então presidente Juscelino Kubitschek. É o nosso cartão postal”.
Landim disse que em 2015 vai ampliar a oferta de apartamento de 18 para 40. Reflexo do aumento da demanda por hospedagem. A construção da rodovia estadual conhecida por Estrada Padre Cícero, que liga a região do Cariri a Fortaleza, contribuiu para aumentar o número de veículos e de pessoas na Cidade de Orós. A nova via impulsionou a economia local.
Landim, entretanto, lamenta a falta de políticas públicas voltadas para o incentivo do turismo local. “Temos potencial, mas faltam ações de incentivo a empreendimentos locais, de melhoria da infraestrutura, opções de restaurantes, instalação de trilhas e de outros atrativos”, disse. “O poder público precisa despertar, ter uma visão mais abrangente e buscar parcerias para desenvolver o setor”. Nos fins de semana prolongados, Carnaval e festividades alusivas ao aniversário de fundação da cidade, a Pousada Orós tem taxa de 100% de ocupação. A cada fim de semana, dezenas de ônibus oriundos da região do Cariri cearense (Sul do Estado), Fortaleza e de outros municípios chegam à cidade. “Se houvesse melhor estrutura, muitos visitantes poderiam pernoitar, permanecer por dois dias”, observa Landim.
Quando da abertura do investimento do segmento de hospedagem, Paulo Landim focava o desenvolvimento do turismo e a chegada de visitantes. Na prática, o estabelecimento tem taxa de ocupação por homens e mulheres que viajam a negócios, representações comerciais. “Estou satisfeito. Já temos projeto de ampliação para o próximo ano e mantenho a esperança e a confiança em nosso potencial turístico”, frisou.
image (2)O crescimento da renda do brasileiro nos últimos dez anos favoreceu também a demanda por viagens. Passeios turísticos internos registraram expansão. Saborear as tradicionais peixadas de tucunaré em Orós e no distrito de Lima Campos é uma opção que vem crescendo a cada fim de semana, com restaurantes sempre lotados.
A região Centro-Sul do Ceará dispõe de boa estrutura hoteleira. Há três hotéis modernos, na cidade de Iguatu: Exposição, Havenna e Diocesano, que juntos oferecem 120 apartamentos equipados com ar-condicionado, banheiro privativo com chuveiro quente, frigobar, telefone com linha direta, internet e TV. Há ainda o Hotel Canteiros e quase uma dezena de pousadas, instaladas na área urbana. No total, são mais de 200 leitos disponíveis para hospedagem.
A ocupação diária em média é de 70% nos estabelecimentos, mas no fim de semana cai consideravelmente, chegando a menos de 10%. A maioria dos hóspedes é formada por representantes comerciais. “Não temos atrativos turísticos estruturados na região”, observa o articulador técnico do escritório do Sebrae, Alcides Marques.
Fonte: Diario do nordeste
CAMOCIM INFORMADOS

APÓS ENCONTRO COM DILMA, PRESIDENTA DO SANTANDER ANUNCIA CRÉDITO DE US$ 10 BI PARA INFRAESTRUTURA

Presidenta Dilma Rousseff recebe a presidenta do Grupo Santander, Ana Botín, e o presidente do Banco Santander Brasil, Jesús Zabalza. Foto: Roberto Stuckert Filho/PR
 Foto: Roberto Stuckert Filho/PR
A presidenta Dilma Rousseff recebeu a presidenta mundial do Grupo Santander, Ana Botín, nesta quinta-feira (27) no Palácio do Planalto. Durante a conversa, a presidenta do banco espanhol reafirmou o compromisso com o desenvolvimento do Brasil e anunciou a disponibilização de US$ 10 bilhões de crédito para empresas investirem em infraestrutura.
“Brasil é estratégico para o Grupo Santander. Somente este ano já investimos mais de R$ 4 bilhões e continuaremos investir, pois temos plena confiança no desenvolvimento do País”, afirmou Ana em nota.
Há cerca de um ano, o ex-presidente do grupo, Emílio Botín, anunciou o aporte de US$ 10 bilhões em apoio ao Programa de Desenvolvimento de Infraestrutura. Segundo o Santander, esta verba foi totalmente utilizada. Por isso, a confiança na economia brasileira persiste, principalmente no papel das pequenas e médias empresas. O banco quer assessorar essas empresas em seu dia a dia e na administração de seus negócios.
“As pequenas e médias empresas são fundamentais para o desenvolvimento social e econômico do País, devido ao seu papel de grande geradoras de emprego e renda. Por isso queremos estar cada vez mais próximos delas”, ressalta.
blog.planalto.gov.br
CAMOCIM INFORMADOS

SUPERÁVIT DE 2% E INFLAÇÃO DE 4,5%. NÃO ESTAMOS EM CRISE, DISSE LEVY!

O horizonte é de três anos ! Calma, Urubologa, quem está aflita é você …
Os ministros da área Econômica que a Presidenta reeleita, Dilma Rouseff, escolheu – e não o “mercado” – apresentaram  nessa quinta-feira (27) os objetivos da política econômica:

- um superavit primário de 2% ao longo do tempo;

- a inflação terá de convergir para o centro da meta de 4,5%;


Foi o que disseram Joaquim Levy (Fazenda), Nelson Barbosa (Planejamento) e Alexandre Tombini (Banco Central).

As medidas que permitirão chegar a isso serão tomadas com calma, sem pacotes ou surpresas, disse Levy, sem atender a aflição da Urubologa.

A forma de chegar a esses objetivos depende, em boa parte do Orçamento que Nelson Barbosa fará para 2015.

O horizonte para chegar lá, repetiu Levy, é de três anos !

Barbosa lembrou: o Governo foi reeleito.

Levy tinha dito: não estamos em crise.

(A Urubologa cortou os pulsos !)

Dilma fez, a seu tempo, a seu modo, a troca de equipe que ela anunciou durante a campanha.

E os novos protagonistas demonstraram que não haverá uma conversão radical ao neolibelismo que a Direita acha que a Dilma foi obrigada a adotar, com a fulgurante vitória do Aécio …

Paulo Henrique Amorim


CAMOCIM INFORMADOS

SENADO APROVA GUARDA COMPARTILHADA DE FILHOS

Os senadores aprovaram, na noite de ontem, a proposta que estabelece que a guarda dos filhos deverá ser compartilhada mesmo em casos de desacordo entre os pais recém-separados. O Projeto de Lei da Câmara dos Deputados (PLC) nº 117/2013 segue, agora, para sanção presidencial.
A lei atualmente em vigor, induz os juízes a decretarem a guarda compartilhada apenas nos casos em que os pais mantenham uma boa relação após o fim do namoro ou do casamento.

CAMOCIM INFORMADOS

DILMA OFICIALIZA NOVOS MINISTROS LEVY E BARBOSA

Presidente anuncia a tão aguardada equipe econômica: Joaquim Levy será o novo ministro da Fazenda e Nelson Barbosa, do Planejamento, confirmando especulações; Alexandre Tombini foi mantido na presidência do Banco Central; ainda não há data para posse; eles trabalharão com equipe de transição dos atuais ministros Guido Mantega e Miriam Belchior; entrevista coletiva marcada para 16h; em comunicado, Dilma agradeceu "dedicação" de Mantega, ministro mais longevo do período democrático; dia começou com alta na Bovespa, mas virada da Petrobras puxa agora queda da Bolsa; leia a íntegra da nota

O Palácio do Planalto confirmou na tarde desta quinta-feira 27 os nomes de Joaquim Levy para o ministério da Fazenda e de Nelson Barbosa para o Planejamento. O anúncio foi feito em nota lida pelo ministro Thomas Traumann, da Secretaria de Comunicação Social. O comunicado confirma ainda Alexandre Tombini na presidência do Banco Central.

Há uma entrevista coletiva marcada para as 16h, na qual os novos ministros deverão responder a poucas perguntas de jornalistas. Ainda não há data prevista para a posse de Levy e Barbosa, que trabalharão com a equipe de transição dos ministros atuais, Guido Mantega, e Miriam Belchior. No comunicado do Planalto, Dilma agradeceu a "dedicação" de Mantega, ministro mais longevo do período democrático.

Abaixo, a íntegra da nota:

Presidenta Dilma Rousseff anuncia três nomes da equipe econômica do seu ministério

A presidenta Dilma Rousseff anunciou, hoje, três nomes da equipe econômica do seu ministério.

Para o Ministério da Fazenda, a presidenta indicou o sr. Joaquim Levy. O novo titular do Ministério do Planejamento será o sr. Nelson Barbosa. O ministro Alexandre Tombini, presidente do Banco Central, foi convidado a permanecer no cargo.

Os ministros Mantega e Miriam permanecerão em seus cargos até que se conclua a transição e a formação das novas equipes de seus sucessores.

A presidenta agradeceu a dedicação do ministro Guido Mantega, o mais longevo ministro da Fazenda do período democrático. Em seus doze anos de governo, Mantega teve papel fundamental no enfrentamento da crise econômica internacional, priorizando a geração de empregos e a melhoria da renda da população.

À frente do Ministério do Planejamento, a ministra Miriam Belchior conduziu com competência o andamento das obras do PAC e a gestão do Orçamento federal.

Secretaria de Imprensa
Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República

Bolsa cai no "fato" após subir no "boato"

SÃO PAULO - O Ibovespa se manteve em leve alta logo após o anúncio da nova equipe econômica, mas caía 0,80% às 15h50.

Joaquim Levy será o novo ministro da Fazenda, enquanto Nelson Barbosa será ministro do Planejamento e Alexandre Tombini se manterá na presidência do Banco Central. Lá fora, são poucos drivers, com o feriado de Ação de Graças nos Estados Unidos.

Às 12h12, o Ibovespa tinha alta de 1,01%, a 55.655 pontos, enquanto o dólar ficava estável em leve queda deía 0,06%, a R$ 2,5053. Ontem o índice fechou em queda de 0,83%.

Fora do noticiário nacional, o destaque fica para o presidente do BCE Mário Draghi, que anima as bolsas lá fora ao sinalizar que pode adotar novas medidas para impulsionar a economia da zona do euro.

Bolsas mundiais

Os mercados asiáticos atingiram nova máxima de um mês nesta quinta-feira, com investidores apostando que mais estímulos dos bancos centrais na China e na Europa vão fortalecer a economia global. Já na Europa, os investidores reagem a novos dados da economia da zona do euro e de olho na decisão da Opep, em um dia de menor liquidez para as bolsas mundiais devido ao feriado de Ação de Graças nos EUA.

No continente europeu, a fala de Mário Draghi, presidente do BCE (Banco Central Europeu) de que a autoridade monetária pode usar mais instrumentos para ativar a economia leva a uma nova sessão de ganhos para a maior parte dos índices.

No gigante asiático, "o corte nos juros mostrou claramente que as autoridades chinesas estão muito atentas para sustentar a economia. Então mesmo que os dados econômicos da China venham bastante fracos, os investidores estão convencidos que não haverá um pouso forçado", disse o presidente da TS China Research, Naoki Tashiro.

O índice japonês Nikkei caiu 0,78 por cento à medida que o iene teve leve retomada, mas registra ganhos de 5,1 por cento até agora no mês, segundo melhor desempenho entre mercados na região, atrás da China, na sequência do surpreendente estímulo do banco central do Japão ao final de outubro.

CAMOCIM INFORMADOS

SENADOR QUE FALA EM 'ÉTICA' É RÉU EM 11 PROCESSOS POR CORRUPÇÃO

Senador Mário Couto, que tomou a defesa histérica de Aécio Neves e pediu o impeachment de Dilma é acusado de fraude em 11 processos

mário couto psdb senado ética
(Agência Senado)
Uma figura regional ganhou notoriedade nacional ontem na patética discussão travada em torno do Marco Civil entre Aécio e Lindbergh Farias no Senado, imortalizada num vídeo que viralizou na internet.
Era o senador Mário Couto, do PSDB do Pará. Ele saiu correndo em direção de Lindbergh, dedo em riste numa gesticulação histérica. Tomou a defesa de seu colega de partido, e a cena poderia terminar em pugilato se não interviessem ali.
Couto é a chamada chave de cadeia, e é revelador do sistema político e jurídico nacional que ele ocupe ainda uma cadeira no Senado, da qual profere, não raro, do alto de sua ficha corrida pesada, inflamados pronunciamentos pela ética e contra a corrupção.
A biografia de Couto é rica.
Algum tempo atrás, uma mulher numa pequena cidade do Pará entrou com um processo contra ele depois de ter sido chamada – contou ela – de “macaca” e coisas do gênero.
No processo, ela disse que a razão da fúria de Couto foi ela não haver deixado que ele pregasse em sua casa cartazes de um candidato a prefeito.
Como deputado pelo Pará, ele se meteu em encrencas legais também. O Ministério Público o acusou de fraudar licitações na Assembleia Legislativa, da qual era presidente.
Empresas em nome de laranjas ganharam concorrências em série. O controle das licitações da Assembleia Legislativa estava a cargo da filha de Couto, Cilene.
Por conta das licitações suspeitas, a conta de Couto foi bloqueada pela justiça paraense, para evitar transferências de dinheiro para parentes, amigos ou, simplesmente, laranjas.
Até no futebol a crônica dele é notável.
Couto, algum tempo atrás, virou patrono de um time da segunda divisão paraense. O estádio do time, do interior do Pará, recebeu seu nome, e é conhecido como Coutão.
Algumas contratações caras para os padrões locais despertaram suspeitas. Como um clube tão modesto poderia bancar as despesas – sem receita de estádio e com patrocínio tímidos?
A resposta, segundo as evidências, residiria no Detran do Pará, um reduto de Couto de acordo com pessoas que conhecem a política do Pará.
As denúncias sugerem que Couto arrumava bons empregos no Detran para mulheres de jogadores, e ali estaria o pagamento, com dinheiro do contribuinte paraense.
No YouTube, um vídeo mostra uma cena desalentadora neste capítulo futebolístico. Numa reportagem de uma emissora local, aparece um pequeno empresário brandindo uma papelada.
Eram os documentos de um terreno, disse o empresário, que foi tomado por Couto para fazer parte das dependências do clube. O terreno fica ao lado do Coutão.
Apesar dos documentos, apesar da luta do proprietário do terreno na justiça, não houve reintegração de posse. Isso, no Brasil, é algo que só funciona contra favelados como os da Favela Oi.
Couto, no passado, segundo é amplamente comentado entre os paraenses, foi ptesença destacada no jogo do bicho.
Nada disso impede o senador de ser um cruzado pela moralidade. Antes de tomar a defesa física de Aécio, ele pediu o impeachment de Dilma por causa do caso da refinaria de Pasadena.
A presença de Mário Couto no Senado mostra várias coisas, nenhuma delas animadora. Uma delas é que o PSDB tem que olhar para o espelho antes de falar em moralização.
Mas a conclusão mais importante é: que venha, urgentemente, uma reforma política.
Paulo Nogueira, DCM
CAMOCIM INFORMADOS